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A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias


A escrita dos cálculos
Os aspectos fundamentais para a realização e o registro dos cálculos são o conhecimento da estrutura lógica do Sistema de Numeração Decimal e o significado das operações.
A estrutura do Sistema de Numeração Decimal
O contato com números (telefone, preços, entre outros) não garante a compreensão do conceito de número que dirá do SND.
Os princípios básicos do Sistema de Numeração Decimal: A base decimal; a notação posicional e um signo para cada um dos dez primeiros números.
Desde cedo, a criança utiliza os dedos da mão para contar, assim contam de dez em dez. Na escola, deve ser estimulada a criar estratégias pessoais para decodificar o sistema.
O Estímulo a Criação de Estratégias Pessoais
As estratégias pessoais possibilitam a vivência de conflitos que permitem aos alunos ajustar e revisar suas concepções. Exemplo: pedir a cada criança que pensem em um número muito alto e escrevam-no e depois que comparem os números escritos.
Testando o conhecimento dos alunos
Supondo que os números escritos sejam: 100; 98; 10005; 10050; 987; 789. Comparando o 98 e 100, peça para que a criança diga qual é o maior. Se ela responder que é 100, pois quanto maior a quantidade de algarismos de um número, maior é o número, contra-argumentar:
Mas se eu comparar 100 e 98, o 98 é maior, porque 9 + 8 é mais que 1 + 0 + 0 – discutir o porquê.
A partir do conflito estabelecido, conduzir a discussão para um consenso.

A posição dos algarismos como critério de comparação
E se os números tiverem a mesma quantidade de algarismos como o 789 e o 987? Quem é o maior? Se a criança responder que o primeiro é quem manda, contra-argumentar:
Mas não são iguais? Eles têm os mesmos algarismos.

A partir da discussão entre as crianças, conduzir a discussão para a aceitação das regras já estabelecidas.
E dos números 10005 e 10050, qual é o maior? Se disserem que é o 10005 porque 1000 é maior que 100, pedir para que escrevam apenas os dois últimos algarismos de cada número – 05 e 50. Como já foi discutido que o primeiro é quem manda, pode-se auxiliar a criança a concluir que 10005 é menor que 10050.

Ditado de números
Sugestão (Fonte: Nova escola – Edição especial – Matemática): ditar o número 134 para as crianças. Possíveis formas de escrita, além da correta: 100304; 10034. A intervenção do professor deve ser no sentido de que percebam que essas notações possuem mais algarismos que o 100 e o 200, o que mostra o erro.

Números especiais
As crianças manipulam, primeiro, as dezenas, as centenas, as unidades de mil e, depois, a escrita dos números que se posicionam nos intervalos entre eles. Pedir que a criança escreva 100 e 200 – possibilidades de escrita: 100 e 102. Como buscar a diferenciação em 102 e 200?
Elaborar situações que mostrem que a variação do 100 para o 200 ocorre na escrita do primeiro algarismo.

Outros meios para a compreensão do SND
Ainda devem ser oferecidas situações-problema com:
                 
Materiais não estruturados: as gavetas, os palitos, as tampinhas entre outros.
Material Dourado: representando a unidade (cubinhos), dezenas (barrinhas), placas (centenas), Unidade milhar (cubão).
Fichas simbólicas (dinheiro) em atividades de compra e venda (mercadinho)
O ábaco: da direita para a esquerda as hastes representam a unidade, a dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.

O cálculo mental e as técnicas para o cálculo mental
Não confundir cálculo mental com “continhas de cabeça”. O cálculo mental refere-se à possibilidade de encontrar a solução de uma operação independentemente de seu registro e utilizando-se técnicas de decomposição.
Exemplo 1: na prateleira de uma loja havia 57 pirulitos. Coloquei outros 22. Descubra quantos são os pirulitos agora.
                57 + 22 = 50 +20 + 7 + 2 = 79

Exemplo 2: com o total de R$65,00, pretende-se comprar algo que custa R$12,00. Quanto restará após a compra?
                60 – 10 = 50
                5 – 2 = 3
                65,00 – 12,00 = 53,00

Exemplo 3: em uma vitrine, uma roupa está marcada com o seguinte preço: 4 x R$24,00.
                4 x 20 + 4 x 4 = 80 + 16 = 96 (Para esse cálculo foi utilizada a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição)